quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL - AGENDA 21 
Associação dos Moradores do Vale os Esquilos
A primeira reunião de divulgação e preparação de ações da Agenda 21 da Associação de Moradorres do Vale dos Esquilos foi realizada em julho de 2012. A responsável pela implantação da Agenda 21 no bairro, Claudia Couto, apresentou a ferramenta e exemplificou os passos da agenda, seus objetivos e características, buscando a discussão de identificação dos principais problemas sócio-ambientais e econômicos do bairro. A partir deste momento foi iniciado diálogo com idéias e objetivos em prol da comunidade local, verificando as potencialidades a serem desenvolvidas. Contamos com a participação das dirigentes e colaboradores da associação que perceberam as necessidades e oportunidades da comunidade para direcionar o Programa da Agenda 21 no bairro. 

Após a reunião diferentes ações foram desenvolvidas. Segundo Názara, presidente da Associação, a implantação da Agenda 21, auxiliou a organização de diversas atividades na comunidade. Iniciou-se aulas de artesanato com materiais recicláveis, música para jovens, requerimento de espaço para lazer das crianças, creche, coleta seletiva no bairro, além da continuidade em outras ações que já estavam em andamento.
Claudia Couto, com mestrado no COPPE/ UFRJ e educadora ambiental, desenvolveu a agenda 21 escolar, em cinco escolas do Município de Petrópolis, que serão publicadas pela SEA (Secretaria do Estado do Ambiente), atraiu parcerias pública e privada que dinamizou diferentes atividades escolares. A novidade para o Vale dos Esquilos, em 2013, foi a conquista para o Município da parceria GEMA/SEA, para o desenvolvimento da Agenda Água na Escola, contato efetuado na Conferência Internacional de Desenvolvimento Sustentável para o Meio Ambiente, Rio+20.
Esta ação, que será implementada através da Ong GEMA/SEA, foi articulada e organizada pela Claudia Couto, que determinou a escolha e implementação nas escolas E.M. Major Julio Frederico Koeller, E.M. Quinta do Lago e E.M. Sergio Ribeiro Rocha, de acordo com regras pré-estabelecidas pela parceria, para o desenvolvimento do Programa Agenda Agua na Escola. Desta forma, alunos da E.M. Major Julio Frederico Koeller, terão a oportunidade de atuar como Jovens Gestores Ambientais para o monitoramento da qualidade da água, buscando ser um instrumento de mobilização social para a gestão integrada dos recursos hídricos e de conservação ambiental, que segundo Claudia Couto, será um ganho para as crianças do Vale dos Esquilos.

Link da Associação vale dos Esquilos 
http://amve2010.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário