quinta-feira, 31 de março de 2011

Prêmio Inovar para crescer nas Escolas


Regulamento do Prêmio Inovar Para Crescer nas Escolas - Edição 2011
Início das Inscrições - 02/04/2011

1. DO PRÊMIO:

1.1) O Prêmio Inovar para Crescer nas Escolas, Edição 2011, é uma iniciativa da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), através do seu Conselho Empresarial de Inovação e Tecnologia, contando com as parcerias dos Conselhos de Educação, e de Ética e Responsabilidade Social, e visa despertar o interesse de jovens para a área de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) com vistas ao desenvolvimento de novas idéias e inovações tecnológicas, premiando os destaques e apoiando projetos que possam vir a se transformar em bons negócios, além de estimular o empreendedorismo, o protagonismo juvenil e o surgimento de lideranças, sendo uma das iniciativas do Programa Inovar Para Crescer nas Escolas – PINCE.

1.2) Serão premiadas 4 (quatro) categorias: 1)-Ensino Fundamental / 2)-Ensino Médio Regular / 3)- Ensino Médio Técnico / 4)- Educação de Jovens e Adultos (EJA / EM)

1.2.1) Na categoria Ensino Fundamental podem inscrever-se alunos de escolas públicas ou privadas, cursando do 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental.

1.2.2) Na categoria Ensino Médio Regular podem inscrever-se alunos do Ensino Médio Regular e de Formação de Professores (Ensino Normal) de escolas públicas e privadas.

1.2.3) Na categoria Ensino Médio Técnico podem inscrever-se alunos de escolas Técnicas públicas e privadas.

1.2.4) Na categoria Ensino de Jovens e Adultos (E.J.A.) podem inscrever-se alunos matriculados no Ensino Médio das Escolas públicas e privadas, com idade a partir de 18 anos.

1.3) O Prêmio Inovar para Crescer nas Escolas, Edição 2011 será concedido à escola ou instituição de ensino, doravante chamada escola, representada pelo aluno ou grupo de alunos vencedor em cada categoria dentre as escolas selecionadas, após avaliadas pela Comissão Julgadora, dentro dos critérios previstos no presente Regulamento.

1.4) Construindo Projetos: pelo 5º ano consecutivo, a Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) promove o PRÊMIO INOVAR PARA CRESCER NAS ESCOLAS – PINCE, com o objetivo de incentivar os jovens pela pesquisa e ação, semeando o empreendedorismo e a inovação, pois cada vez mais a família e o mercado precisam de pessoas com senso de observação, criatividade, curiosidade, pró-atividade e com disposição para mudar as coisas. Tudo o que envolver e interferir na sobrevivência do homem poderá se transformar em objeto de pesquisa para os nossos estudantes. Inovações tecnológicas e ações empreendedoras que possam permitir uma melhor qualidade de vida no Planeta Terra, destacando principalmente a sociedade brasileira, com suas necessidades específicas, deverão ser o objetivo das pesquisas dos trabalhos que concorrerão ao Prêmio PINCE/2011.

1.5) A criação de inovações em produtos, processos, serviços e idéias geradas e transformadas pelos alunos com a orientação dos seus professores a partir de outros temas também serão avaliadas, de forma a não limitar a criatividade dos estudantes e o desenvolvimento de inovações na construção dos seus projetos.

Regulamento no site www.pince.com.br

Praça da Ciência Itinerante

Projeto "Itinerando e Preparando Multiplicadores para Divulgar a Ciência", com a equipe Oneida, Claudia e Katia, o primeiro dia do Projeto (31/03/2011) contou com 26 Professores da Rede Municipal que reviram conceitos científicos e formas de abordagens a serem praticados com os alunos em duas oficinas:
Movimentos da terra com dimensões do Sistema Solar, passando pela relação entre planetas, galáxias e via lactea e eletrodinâmica com conceitos de eletricidade na construção de brinquedos e atividades interativas a serem desenvolvidas com os alunos em sala de aula.

quarta-feira, 30 de março de 2011

5º Concurso da União Europeia de Desenho para crianças (24/03/2011)


Mês Internacional da Mulher 2011

Tema: "Era uma vez uma menina e um menino, juntos queriam construir um mundo melhor…"

Informações práticas para participar:

* · Ter entre 8 e 10 anos.
* · Ter a nacionalidade de um dos países participantes das seguintes regiões: África, América Latina, Ásia, Caraíbas, Mediterrâneo, Pacífico, países vizinhos europeus.
* · Frequentar uma escola pública em um dos países que participa do concurso.
* · Elaborar um desenho que represente o tema do concurso, em uma folha de papel A4.
* · Se quiser, pode escrever uma legenda no desenho.
* · Indica o teu nome e sobrenome, idade, classe, endereço, telefone ou e-mail da escola na parte de trás da folha.
* · Envia o desenho até 20 de Maio de 2011 para a Delegação da União Européia, SHIS QI 7 Bloco A – Lago Sul – CEP 71615-205 – Brasília – DF.

* · Os autores dos desenhos vencedores de cada região que participa no concurso receberão um prêmio em um valor equivalente a 1.000 Euros (um mil euros) cada um.
* · Um júri constituído por crianças europeias selecionará os vencedores por região participante.
* · Haverá 14 desenhos ganhadores para o conjunto das regiões participantes: 4 desenhos para a África, 2 desenhos para a América Latina, 2 desenhos para a Ásia, 1 desenho para as Caraíbas, 2 desenhos para o Mediterrâneo, 1 desenho para o Pacífico e 2 desenhos para os países europeus e vizinhos orientais.
* · Para mais informações:
* · Contacte a Delegação da União Européia no Brasil: ana.almeida@eeas.europa.eu ou tel. (0xx 61) - 2104 3106
* · Informações sobre o concurso de 2010: http://ec.europa.eu/europeaid/what/gender/drawing-competition-2011_en.htm

terça-feira, 29 de março de 2011

Evento promovido pela Legiâo da Boa Vontade (LBV) em 28 de Março.
Painel Intersetorial "Desafios do Brasil - a educação no combate a pobreza" contou com os palestrantes Dr. Andrey Abramov Departamento ONU (UN/DESA), Claudia Costin (Semed-RJ), Tânia Zagury Metre em Educação, Gisela Portilho - Diretora pedagogica LBV, Fancisco Potiguara Coordenador - Viva Rio
O Fórum viabilizará a elaboração de documento a ser encaminhado ao Ecosoc, orgão integrante da ONU, na Reunião de Alto Nível em Genebra, em Julho de 2011, que tem seu foco no 2° Objetivo de Desenvolvimento do Milênio: "atingir o ensino básico universal"


Representantes de Petópolis no Fórum - LBV, SEMED, E.M.Amadeu Guimarães, E.M.Salvador Kling e Creche São José

segunda-feira, 28 de março de 2011

8° Fórum Intersetorial Objetivos de Desenvolvimento do Milênio - ODM


A Susbsecretaria de Ensino Fundamental de Petrópolis participa do 8° Fórum Intersetorial, promovido pela LBV, e Departamento de Apoio da ONU. A abordagem refere-se ao tema "Educação para o Desenvolvimento Global: um olhar Além do Intelecto", com enfase nos desafios do Brasil - a educação no combate à pobreza.

sábado, 26 de março de 2011

Praça da Ciência Itinerante

A Secretaria de Educação através da Subsecretaria do Ensino Fundamental em parceria com a Fundação Cecierj, promoverá o Projeto Praça da Ciência Itinerante. Um centro itinerante de ciência e cultura, inserido na perspectiva de facilitar o saber científico através da experimentação.
A metodologia utilizada possibilita o exercício da reflexão, da participação, da construção do conhecimento de forma criativa e compartilhada e da consciência da possibilidade de transformar-se, discutindo, aprendendo e ensinando ciência nas áreas Química, Física, Biologia, Matemática, Geologia, Artes, Astronomia e Educação Sexual

Hora do Planeta 2011

A Hora do Planeta é gesto mundial contra o aquecimento global!

Todos no escuro em protesto ao aquecimento global!

Este ano será no dia 26 de março, das 20h30 às 21h30. Indivíduos, comunidades, empresas e governos de todo o mundo apagaram suas luzes durante uma hora. O objetivo é sensibilizar as empresas e governos de todo o mundo a comprometer-se e atuar a favor da sustentabilidade.

quinta-feira, 24 de março de 2011

Dia Mundial da Água 22 de março

Façamos uma reverência ao recurso tão precioso à vida no planeta!

É preciso adotar uma relação equilibrada com os recursos naturais de forma a garantir nossa sobrevivência e das futuras gerações. Depende de nós!

Futuro Centro de Referência Ambiental

Encontro na Escola Argemiro Machado


A Secretaria de Educação, representada por Esmeralda Collares e Claudia Couto, e Secretaria do Meio Ambiente com Fábio, Leonara, Cristina e Paulo leite, no dia 02 de Março 2011, foram recebidos pela Aparecida, Diretora do Núcleo, com carinho especial as Propostas para o Centro de Referência. Verificou-se as condições do prédio, relatos dos moradores e necessidades da comunidade local. Diferentes idéias surgiram o que possibilitará a integração de diversos integrantes dos órgãos públicos e futuras parcerias.


Momentos de descontração após o delicioso lanche proporcionado pela Aparecida que se mostrou muito motivada com a Iniciativa da Secretaria de Educação.

sábado, 5 de março de 2011

Informe Inaugural

Temos por objetivo divulgar as diferentes práticas adotadas na Educação Ambiental da Rede de Ensino da Cidade de Petrópolis, bem como divulgar notícias que inspirem trocas de informações e conhecimento.