quinta-feira, 25 de agosto de 2011

I Colóquio de Ecologia em Educação

Divulgamos e parabenizamos o Centro de Capacitação Frei Memória pela iniciativa em proporcionar o I Colóquio de Ecologia na Educação a ser realizado nos dias 30 e 31 de Agosto na UCP a Rede Municipal de Ensino.

Participem!!
Informações e Inscrições para o Evento - 22468661(Frei Memória)

PROGRAMAÇÃO

30 de agosto:
08:00h Credenciamento
09:00h Abertura
10:00h Palestra – Prof. Dr. Nilton dos Anjos: Ecos da espiritualidade na mística espanhola. Público-alvo: professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
11:30h Almoço
13:00h Palestra - Prof. Carlos Alexandre Ribeiro Dorte: Educação Ambiental Libertadora – uma perspectiva freireana.   Público-alvo: professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

15:00h Profª. Ms. Valesca Barros Barcelos Fernandes: Ecologia Aplicada na Escola.
Público-alvo: professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
16:30h Encerramento


31 de agosto:

08:00h Oficina de Arte Ecológica - Grupo “Filhos da Terra”/CDDH Público-alvo: professores da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. (30 vagas)
12:00h Almoço
13:00h Palestra – Profª. Silvane Aparecida da Silva Almeida: Alfabetização Ecológica – Alfabetizando crianças com flores e poesias. Público-alvo: professores da Educação Infantil, 1º e 2º ano do Ensino Fundamental.
15:00h Encerramento.

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Energia Recursos da Vida - Procel

A Subsecretaria de Ensino Fundamental em parceria com a AMPLA através do Ministério de Minas e Energia adotam o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica – PROCEL – desenvolvido pelo Governo Federal. O Programa Atingirá cerca de 1350 alunos da Rede Municipal.
A Metodologia “A Natureza da Paisagem – energia Recursos da Vida” objetiva formar multiplicadores que atuem junto às suas famílias e comunidade, com o intuito de reduzir o desperdício de energia elétrica, otimizando os recursos naturais,o consumo consciente de energia elétrica e a preservação do meio ambiente.
O Encontro realizado nos dias 18 e 19 de Agosto no Auditório do Liceu Municipal Cordolino Ambrósio, contou com aproximadamente 30 Professores que conheceram a Metodologia adotada e Material didático a ser utilizado no Processo.

A próxima etapa será realizada com os alunos através de Palestras e atividades lúdicas nas Escolas: Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, E M Professor Amadeu Guimarães, E M Amélia Antunes Rabello, Liceu Municipal Carlos Chagas Filho, E M Vereador José Fernandes da Silva, E M Monsenhor João de Deus Rodrigues, E M Augusto Pugnalloni, E M Rosemira de Oliveira Cavalcanti, E M Geraldo Ventura Dias.




quarta-feira, 10 de agosto de 2011

DESAFIO ECOLÓGICO

Convidamos todas as escolas da Rede Municipal a participar do Desafio Ecológico. As Escolas deverão promover ações para a Semana de 16 a 23 de Setembro, que envolvam diferentes atividades sobre temas do Meio Ambiente, e registrá-las por meio de ficha relatório, com fotos.

Os relatórios com as fotos deverão ser entregues à Subsecretaria de Ensino Fundamental – Divisão de Educação Ambiental, até o dia 28 de Setembro, cópia impressa ou gravada em CD, onde serão avaliadas por comissão julgadora.

Inscrições: Equipe Pedagógica - 2246.8674.

O Desafio visa integrar e mobilizar a comunidade escolar para comemorarmos as seguintes datas em Setembro!

16 - Dia Internacional para a Prevenção de Desastres Naturais e Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio;
19 - Dia Mundial pela Limpeza da Água;
21 - Dia da Árvore;
22 - Dia de Defesa da Fauna;
23 - Início da Primavera.

Estaremos premiando o primeiro colocado de cada Categoria, de acordo com o porte de cada escola:

Informações: Claudia Couto – educacaoambiental.petropolis@gmail.com

Projeto AMA - Área de Mobilização Ambiental

Parceria com O Grupo Petrópolis

O Grupo Petrópolis tem um compromisso especial com as gerações futuras: preservando o meio ambiente para garantir a vida. O Projeto AMA – Área de Mobilização Ambiental envolve ações ambientais externas da empresa junto a comunidade e sociedade. O foco do projeto são o reflorestamento e a preservação de matas existentes.


A parceria entre a Subsecretaria de Ensino Fundamental e o Grupo Petrópolis levou a Escola Municipal Major Júlio Frederico Koeler a Trilha Ecológica com 21 crianças, Bióloga, Ambientalistas, Enfermeira e Professores que proporcionaram conversas de sensibilização, explicação sobre diferentes árvores nativas da Mata Atlântica e concurso de fotografias.



Estaremos em Setembro participando com mais um grupo de alunos na Trilha Ecológica!!