sábado, 30 de julho de 2011

Culminância Projeto Ambiental Escola Municipalizada Santa Terezinha

Material enviado pela Professora Ana Carolina Kapler Ferreira
Culminância das comemorações na semana do meio ambiente na Escola Municipalizada Santa Terezinha.

Parabenizamos toda a comunidade da Unidade Escolar pelo belíssimo trabalho de sensibilização e em especial a Professora de educação física da escola, Ana Carolina Kapler pela divulgação, envolvimento e atuação.


As Atividades envolveram:
1) Exibição do vídeo produzido pelos alunos e que foi exibido na TV Escola sobre a Mata Atlântica;

2) Exposição dos trabalhos que produzidos pelos alunos. Esses trabalhos construídos com materiais que seriam descartados pelos próprios alunos nos lixos de suas casas e nas ruas da comunidade;

3) Apresentação das paródias construídas pelos alunos sobre o Meio Ambiente.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Educação Ambiental e Agenda 21 Escolar


A Subsecretaria de Ensino Fundamental - Divisão de Educação Ambiental, em parceria com a UERJ e Cecierj inicia Programa "Educação no processo de Gestão Ambiental" – Elos da Cidadania.


O Programa iniciará no Centro de Capacitação Frei Memória, entre os dias 20 à 23 Julho, propiciando à 15 professores, representante da Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil, capacitação em Educação Ambiental.

Após a etapa inicial, os professores terão formação continuada através da Plataforma de Educação à distância CEDERJ/Cecierj e receberão Certificação de 120h pela UERJ.

Entendemos que a Gestão Ambiental como espaço pedagógico de aprendizagem e a agenda 21 na escola como instrumento de educação ambiental e prática de cidadania, promoverá, no processo, a análise crítica da realidade, que estará envolvendo a comunidade escolar das seguintes Unidades: Escola M. Soroptimista, E. Paroquial Carlos Demiá e E. M. Ver. Germano Valente.

Serão envolvidos 150 alunos, que participarão das discussões, fóruns, encontros e capacitação através da Plataforma, o processo será acompanhado Pela Tutoria UERJ e Professores.
- As Agendas 21 serão estruturadas a partir da realização de Encontros, Atividades e Ações disponibilizadas no ambiente virtual de aprendizagem - Plataforma CEDERJ.

domingo, 10 de julho de 2011

Final de Semana animado nas Escolas
Muitas foram as Festas Juninas na Rede Municipal de Ensino neste sábado. Comidas e trajes típicos, casamento na roça e animação dos alunos, pais e responsáveis.


E.M.Germano Valente





Bacana verificar que muitos foram os registros de sensibilização para a preservação do meio ambiente pelos professores e alunos a exemplo dos cartazes na COMAC.




A E. M. Major Julio F. Koeller pode proporcionar seu arraial com espaço acolhedor para alunos e responsáveis, que finalizaram a grande quadrilha com casamento na roça, encenação, roteiro e muita alegria.

E. M. Major Julio F. Koeller

terça-feira, 5 de julho de 2011

Culminância Projeto Ambiental COMAC

A Escola Germano Valente, nesta manhã, apresentou um belíssimo trabalho desenvolvido por sua Equipe de Professores e alunos do 6° ao 9° Ano, com o tema "O Ambiente Agradece". Apresentações de dança, Atividades sobre água e florestas foram demonstradas por maquetes e apresentações dos alunos.

A Diretora da Unidade, Profª Sonia Damico, destacou a relevância do tema e comentou ser apenas o início de muitas ações. A reativação da Coleta Seletiva pela COMDEP foi disponibilizada pelo Sr. Portilho que enfatizou a necessidade da conscientização individual.


A convite, o Prof. Cleveland Jones, pesquisador do INOG – Instituto Nacional de Óleo e Gás/CNPq e da FGEL - Faculdade de Geologia/UERJ, abordou em sua palestra o Tema Sustentabilidade, onde aproximadamente 70 alunos, puderam conhecer a existência da pegada ecológica, diferentes tipos de índices avaliativos e a necessidade de termos um consumo consciente e participação efetiva frente as questões ambientais.

A Divisão de Educação Ambiental, pode presenciar e identificar ainda mais o envolvimento pelos alunos acerca das atividades desenvolvidas sobre o tema.


Através destas iniciativas com atividades e ações (ex:coleta seletiva) o aprendizado e participação dos alunos, tornam-se mais efetivas com exemplos e atitudes apresentados.

No final do Evento fomos contemplados com Lanche Natural, preparado pelos alunos, que utilizaram verduras com cascas, talos e suco verde de couve e limão saborosíssimos!


Nos despedimos degustando o Lanche Natural, comemorando o Evento e acreditando ser apenas o início de muitas outras oportunidades da Escola estar envolvendo o Tema Ambiental em seus Projetos.