quinta-feira, 28 de abril de 2011

Educação Ambiental

Aos Diretores da rede Municipal de Ensino de Petrópolis
Reunião Grupo de Trabalho da Coordenadoria Geral de Educação Ambiental, 04 de maio 2011 às 14h, no Salão Nobre da UCP

Brasil Musical

O poder da música e o papel que ela pode desempenhar na vida dos seres humanos são conhecidos, desde a antiguidade, ao seu uso na atualidade, em aplicações lúdicas, terapêuticas e educacionais.

A abertura oficial do programa Brasil Musical foi realizada nesta terça-feira (26), no Teatro Afonso Arinos, com profissionais da melhor qualidade que subiram a serra e nos presentearam com classicos do samba e seus talentos.

Entre os homenageados do projeto este ano, temos nomes como Nelson Cavaquinho, Candeia, Cartola, Beth Carvalho, Clara Nunes, D. Ivone Lara, Adoniran Barbosa, Delcio Carvalho, Ismael Silva, Martinho da Vila, Nelson Sargento, Walter Alfaiate, Roberto Ribeiro, Paulinho da Viola, entre outros, que terão suas vidas e obras desvendadas pelos alunos. A coordenadora do projeto, Catarina Maul, irá assessorar os estudos com os professores que também realizaram as pesquisas Walmir Pimentel, Nilson Tassi e Norton Ribeiro.

segunda-feira, 25 de abril de 2011

A Equipe de desenvolvimento do Jornal Desabafo da Natureza, Catarina Maul, Esmeralda Collares, Azi Mery Corrales e Claudia Couto, divulgam o lançamento do Jornal a ser realizado em 07 de Junho de 2011.



No dia 29 de abril de 2011, sexta feira, às 9h será realizada oficina com o jornalista José de Arimatéia no Centro de Capacitação em Educação Frei Memória.
Nesta oficina, serão informadas noções de formatos: standard, tabloide, on-line, sonoro. Pauta: onde tudo começa. pauta genérica, pauta específica. Os diferentes tipos de textos: Reportagem, colunismo, crônica, análise, opinião (editorial). As particularidades de cada um. Espaços opcionais de um jornal: quadrinhos, palavras cruzadas, adivinhas, jogos, cartas de leitores. Ilustração em jornal: foto, charge, cartum e outras ilustrações. Técnicas de estilo e redação. Linguagem jornalística, quesitos necessários: clareza, consisão, objetividade, respeito às normas. Manchetes, títulos, legendas: técnicas e estilos diferenciados.

Escolas envolvidas no Desabafo da Natureza - Quitandinha, E. M. Gov. Marcello Alencar, E. P. Bom Jesus, E. M. Stefan Zwei, Desabafo da Natureza - Posse, E. M. Beatriz Zaleski, E. M. Avelino de Carvalho, E. M. José Gonçalves da Motta, E. M. Oswaldo Costa Frias, Desabafo da Natureza - Cascatinha, E. M. Fábrica do Saber, E. M. Amadeu Guimarães, E. M. Rosemira Oliveira Cavalcanti, E. P. Loteamento Samambaia.

sábado, 23 de abril de 2011

Lançamento das Pretecas

18 de Abril 2011



Confiram mais detalhes no Blog da Educação e Leitura

http://leiturapetropolis.blogspot.com/

Dia da terra 22 de Abril

A Educação Ambiental da Subsecretaria do Ensino Fundamental em parceria com o Instituto Samambaia comemorou o Dia da terra nos dias 19 e 20 de abril com os alunos da E.M. Augusto Pugnalloni.




Com auxílio do Índio recebemos instruções e conhecimentos na caminhada de sensibilização, com foco nos aspectos e elementos ambientais sem esquecer o Dia do Indio (19 de Abril).



Sorriso breve, sorriso alegre, grande gesto que nos impulsiona acreditar na liberdade e sustentabilidade.


Esse é o banco dos apaixonados, segundo Indio, por aqui se sentou Princesa Isabel!! Algo temos em comum, somos apaixonados pela natureza!!
A alegria transmitida pelos alunos com seus risos e sorrisos, perguntando e percebendo com a simplicidade nas palavras do Indio, que respondeu a todas as curiosidades das crianças sob sua infância na Reserva e sobre as matas.
Saimos do Instituto Samambaia considerando os tantos elementos que devemos cuidar e contemplar. Valeu crianças vocês brilharam nas perguntas, no carinho e na educação.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Desabafo da Natureza

Dias 15 de abril de 2011, estaremos apresentando o Projeto do Jornal Desabafo da Natureza que estará sendo implementado inicialmente em 12 escolas! As escolas estão agrupadas nos bairros da Posse, Quitandinha e Cascatinha!

A Caravana foi um sucesso!!

O evento proporcionou aos alunos da Rede Municipal e a comunidade local diversos momentos de conscientização e integração! Importantes parcerias ao evento foram agregadas pela Secretaria do Meio Ambiente, que resultou num evento de tamanha sensibilização! Na abertura do evento o Coral da E.M. Amélia Antunes Rabelo, apresentou repertório com alegria e encanto. Parabéns Alunos e Maestro!


As atividades desenvolvidas pelos alunos das unidades escolares ficaram expostos durante o dia para visitação proporcionando as crianças mostrar suas atividades com explicações e demontrações, valorizando o trabalho e atuação das crianças e professores! Parabéns E.M. Odete Young Monteiro, E.M. Aguas Lindas, E.M. Paulo Motta, E.M. São José do Caetitu, E.M. Sérgio Ribeiro.


A caminhada ecologica envolveu crianças e comunidade, tratando elementos ambientais e conscientização que culminou com a soltura de pássaros no Lago de Nogueira.



A produção da Tela ficou Linda!





As palestras e vídeos tiveram várias sessões no espaço do Centro de Cultural de Nogueira!


Sorriso de fim de tarde, depois de muita energia trocada e renovada com crianças, pais, sociedade, pensando e agindo para um ambiente agradável e sustentavel!




Parabéns a todos os presentes, Secretarias Meio Ambiente e Educação, Inea, Aguas do Imperador, Estácio, PSF Estrada da Saudade, CPTI, Centro Culural de Nogueira, Grupo Petropolis e Comdep!

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Caravana Ecológica " Liberdade, abrace esta idéia"


13 de Abril de 2011 de 10:00 às 17:00 hs Praça de Nogueira
Projeto da Secretaria do Meio Ambiente que apresenta por onde passa, trabalhos idéias e atitudes dentro da cidade. A Secretaria Municipal de Educação estará representada por 7 Escolas que apresentarão trabalhos e Projetos desenvolvidos em suas atividades pedagógicas.